REGULAMENTO
PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
TEMA:
PROFISSIONAL
ARQUIVISTA: Da formação acadêmica as possibilidades de atuação no mercado de
trabalho.
EIXOS
TEMÁTICOS
EIXO 01 – Arquivologia no Contexto Acadêmico: reflexões pedagógicas
e disciplinares para inovação no processo de ensino e aprendizagem.
A interdisciplinaridade na arquivologia. Formação acadêmica
do arquivista. Perspectivas para o ensino aprendizagem na arquivologia.
Educação continuada do arquivista. Competência em informação na formação do
arquivista. Comportamento informacional e aprendizagem na arquivologia.
Laboratórios de práticas arquivisticas. Novas ferramentas no processo de ensino
aprendizagem.
EIXO 02 – Arquivologia e sociedade: o desafio do profissional
arquivista dentro sociedade na era da informação.
Arquivo e sociedade: políticas públicas e ações voltadas
para a cultura e a educação. A arquivologia, o arquivista e o arquivo na
sociedade da informação e do conhecimento. A formação do arquivista na
sociedade. O perfil do profissional arquivista. O arquivista e o mercado de
trabalho. Os Desafios e o futuro da profissão. A atuação profissional do
arquivista.
EIXO 03 – Tecnologia e Acessibilidade: instrumentos e metodologias
facilitadoras aplicadas ao cotidiano informacional.
Sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos (GED).
Recuperação da informação digital. Disseminação da informação por processos
eletrônicos. Bases de Dados. Sistemas de gerenciamento de periódicos
eletrônicos. Arquivos abertos, padrões para intercâmbio de informação
eletrônica e Metadados. Documento digital. Processo de digitalização de
documentos
EIXO 04 – Arquivo, patrimônio e memória: olhares e perspectivas da
preservação, conservação e restauro.
Acervos e Arquivos: história, memória e patrimônio. Memória
e cultura nos diversos tipos de Arquivo (escolar, público, privado, judicial
etc). Preservação dos acervos e do patrimônio documental. Políticas de
preservação de documentos arquivísticos. Conservação e restauro nos arquivos. Educação
patrimonial em
arquivos. Identidade e memória arquivística.
MONOARQ – Recém formados
do curso de Arquivologia podem expor suas monografias. O tema é livre e deverá
seguir as normas de submissão. Desta forma, dedicamos este espaço para a
divulgação das pesquisas realizadas pelos alunos em seus trabalhos de TCCs,
contribuindo para a disseminação do conhecimento e fomentando a troca de
experiências entre os participantes do evento.
SUBMISSÃO
DE TRABALHOS
Serão aceitos:
- Artigos científicos;
- Monografias (MONOARQ)
- Os trabalhos poderão
ter até 3 autores.
- Cada autor poderá
enviar até DOIS trabalhos, porém em eixos temáticos diferentes.
OBS: Os alunos
interessados em apresentar artigos deverão escolher UM entre os cinco eixos
temáticos estabelecidos.
Escolhido o eixo
temático, siga os passos abaixo:
ENVIO
DE RESUMOS
Os resumos enviados
devem estar de acordo com a NBR 6028-2003 – Resumos:
·
O resumo deve ser composto de uma
sequencia de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.
Recomenda-se o uso de parágrafo único.
·
Deve-se usar o verbo na voz ativa e na
terceira pessoa do singular.
·
As palavras-chave devem figurar logo
abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si
por ponto e finalizadas também por ponto.
·
O resumo deve apresentar claramente o
conteúdo do trabalho/artigo.
·
Deve informar ao leitor finalidades,
metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa,
inclusive, dispensar a consulta ao original.
ESTRUTURA:
·
Parágrafo único de 100 a 250 palavras (para
artigos) e de 100 a
500 palavras (para monografias) em texto contínuo, em fonte Times New
Roman, tamanho 10, sem citações ou tópicos, e conter de 03 a 05 palavras-chave.
ENVIO:
·
O resumo deve ser submetido no Portal de
Conferência, no link: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/xviiienearq/XVIII_Enearq
, fazendo seu cadastro no portal e preenchendo-se
as informações solicitadas, durante o período de 04/04/14 a 05/05/2014.
·
No corpo do texto NÃO deverá apresentar
a identificação do(s) autor(es), deverá constar o título, o resumo e as
palavras-chave do trabalho de acordo com as regras estabelecidas acima e de
acordo com a NBR 6028:2003.
- Em
documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida
das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades),
iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo
> Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de
segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar >
OK > Salvar.
- Em
PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do
Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
PARA O SEU RESUMO SER
ACEITO E AVALIADO, DEVE ESTAR DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ACIMA.
NO CASO DE SEU RESUMO
NÃO SE ENCAIXAR NO EIXO O QUAL FOI SUBMETIDO E SIM, EM UM DOS
OUTROS EIXOS, ELE SERÁ TRANSFERIDO IMEDIATAMENTE PELO DIRETOR
DE MODALIDADE.
RESUMOS
APROVADOS
Os resumos recebidos
pela Comissão Científica serão lidos e avaliados por docentes do curso de
Arquivologia da UFPB, em conformidade com os critérios previamente
estabelecidos, pertinência e coerência, uso correto da língua portuguesa,
inovação e relação com o eixo temático.
O resultado dos resumos
aprovados será divulgado no dia 27/05/2014 na página principal do blog e no
Portal de Conferência do evento.
Os autores que tiverem
seus resumos aprovados devem seguir as instruções abaixo para envio dos
trabalhos completos.
ENVIO
DE ARTIGOS COMPLETOS
Os Artigos ou
Monografias devem ser submetidos durante o período 28/05/14 a 25/06/2014 no Portal
de Conferência no link: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/xviiienearq/XVIII_Enearq. O envio de
trabalhos completos deverá seguir a formatação e os encaminhamentos conforme a
normas da ABNT abaixo determinadas:
·
NBR–6022:2003 (Apresentação de artigos
em publicações periódicas)
·
NBR–6028:2003 (Resumos)
·
NBR–6023:2002 (Referências – elaboração)
·
NBR–10520:2002 (Citações).
·
NBR 6024: 2003 (Numeração Progressiva)
O trabalho completo
será avaliado, e caso necessite de alguma normalização será devolvido ao autor
para as providências cabíveis.
A indicação de autoria
deve ser inserida no corpo do trabalho apenas na versão final, a ser enviada no
período de 22/07/2014
a 05/08/2014.
APRESENTAÇÃO:
·
Use background e texto de acordo com o
padrão estabelecido pela Comissão Científica;
·
Evite textos só com letras maiúsculas;
·
O texto do slide não deverá ter fonte
menor que 24;
·
Note que fontes sans-serif (e.g., Arial,
Helvetica) são mais fáceis de ler do que as fontes serifadas (e.q., Times
Roman);
·
Use fontes comuns tanto quanto possível.
Para ppt incorpore (embed) as fontes especiais na apresentação;
·
Evite sentenças completas e texto
excessivo em geral. Itens
com bullets e palavras-chave são preferíveis. Lembre-se que os slides são
apresentados como suplemento á sua fala, e não o contrário;
·
Evite usar mais de dois gráficos ou
ilustrações por slide;
·
Evite o uso excessivo de animações e
cores;
·
Escolha bem a quantidade de slides para
não exceder o tempo de apresentação, consideração como média 03 minutos na
apresentação de cada slide;
·
Fique de frente para sua audiência na
maior parte de apresentação e interaja com a mesma;
·
O tempo máximo para a apresentação será
de 15 min.
·
No máximo, duas pessoas podem apresentar
o trabalho;
·
Deixe tempo adequado para os
questionamentos, conforme orientação do coordenador da sessão;
·
O plano de fundo será enviado ao
palestrante após seu resumo aprovado.
INFORMAÇÕES
·
Cada palestrante terá 15 min para
apresentar seu trabalho, e mais 05 min para comentários e questionamentos.
·
Pelo menos um autor deve realizar inscrição no evento para apresentar seu
artigo.
·
Não serão aceitos artigos/trabalhos
enviados fora das datas de envio estipulados, salvo se os prazos forem
prorrogados.
·
A ordem e os dias das apresentações
serão divulgados no dia 12/08/2014.
·
Os autores que não
apresentarem seus trabalhos não receberão certificado, e assim,
não concorrerão às premiações.
FIQUEM
ATENTOS AOS PRAZOS ESTABELECIDOS!
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